segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Síndrome de Peter Pan

Hoje eu vi um documentário sobre o John Hughes. O cara é uma lenda. Fez quase todos os filmes de adolescentes dos anos 80 como Curtindo a Vida Adoidado, Clube dos Cinco e A Garota de Rosa Shockin. Ou seja, ele poderia não ter feito porra nenhuma nessa vida, mas só o fato de nos ter dado Ferris Bueller já o colocaria no nível dos inquestionáveis.

O cara tinha trinta e poucos quando fez esses filmes. Criou uma legião de seguidores, tomou pau da crítica e sumiu a partie do início da década de 2000. Até morrer em 2009, aos 59 anos.

Se Steven Spielberg captou a alma aventuresca e imaginativa das crianças com Goonies, ET e Gremlin, Hugues mostrou o mundo cheio de sofrimento e castas dos adolescentes.

Revi depois de mais velho alguns filmes dele, não uso a palavra adulto, pois isso eu nunca serei. Curtindo a Vida Adoidado segue um clássico. Já decorei cada cena. Porém os outros são melodramáticos demais.

O nome do meu blog vem dessa época, mas é obra de outro diretor (Carl Reiner). Chainsaw é um dos personagens do emblemático Curso de Verão.

No colégio, a gente imitava tudo do filme. Na faculdade, a mesma coisa. E isso que a galera já tinha seus 18 anos em média.

Muitos professores da Famecos não acreditam quando a gente produzia, tipo no filme, o som com a boca estilo zumbido. Era bom demais. Só vi o massacre da Serra Elétrica em função de ser a película favorita da dupla Chainsaw e Dave.

Sou muito fã da sessão da tarde dos anos 80 e 90. Minha semana perfeita teria Curso de verão (meu favorito), Curtindo a Vida Adoidado, Conta Comigo (com o falecido River Phoenix), De Volta Para o Futuro e Garotos Perdidos (com o também já morto Corey Haim).

E deixei de fora muitos filmes que marcaram a minha infância como Goonies (protagonizado pelo Sam do Senhor dos Anéis) ou Gremlins com a (dona de minhas centenas de punhetas) gostosa da Phoebe Cates. Ela casou depois com o Kevin Kline. Apesar de ótimo ator, o cara é muito ciumento e proibiu ela de seguir fazendo filmes (caretão), pois a atriz já contava com algumas cenas de nudez e erotismo na carreira. Filho da puta esse Kevin Kline.

Vejam que em nenhum momento, eu falo algo sobre o roteiro dos filmes. Muito simples, porra. Se tu não viu algum desses filmes ou não tem ideia do que eu estou falando, tu não teve infância ou adolescência, mané.

Alguém, alguém, alguém... Ferris Bueller!!

Abaixo uma das dezenas de cenas clássicas do Curso de Verão

http://youtu.be/1ZY68_L1Yz8

3 comentários:

  1. Muito boa Cristian, se tu jogasse a metade do que tu escreves...hahahaha, é brincaderinha meu bruxoooo!!!

    Grande abraço do teu amigo Chambinho!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahahhahah...sempre me avacalhando. grande abraço meu companheiro de dar a volta nas quadras de Pelotas.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha... Tava frio, aquela caminhada foi pra aquecer...

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir